No âmbito do Congresso da Cidadania, a Associação de Surdos da Ilha de S. Miguel (ASISM), vai promover um seminário subordinado ao tema “A Diferença na Cidadania”, moderado pelo Dr. Laborinho Lúcio e cujos prelectores são Ema Gonçalves (presidente da ASISM) e Mestre Conceição Medeiros.
A seguir a este seminário, haverá um espectáculo musical “Som & Silêncio” com Paula Teixeira, única cantora em Portugal que conseguiu juntar artisticamente a música à Língua Gestual. Este programa terá lugar no Teatro Micaelense, no dia 11 de Maio, pelas 21h00 e tem como objectivo principal sensibilizar a sociedade em geral para as diferenças entre a comunidade surda e a ouvinte e o exercício da cidadania.
Cada entrada para o teatro tem o preço simbólico de cinco euros. Parte da receita desta iniciativa destina-se à ASISM, que, neste momento, está a angariar fundos para a construção da sua sede.
A arte de cantar para quem não ouve e conseguir pôr uma plateia de deficientes auditivos a dançar e a cantar não é uma tarefa fácil. Paula Teixeira, jovem cantora de êxitos televisivos, repete essa proeza em cada concerto que dá.
Há cerca de cinco anos que os deficientes auditivos já conseguem ouvir música.
Mais do que uma noticia sensacionalista, é a certeza com que se fica ao assistir a um concerto da jovem cantora Paula Teixeira. A plateia, em grande parte constituída por pessoas surdas, vibra a cada acorde, bate palmas a cada música, acompanha entusiasticamente cada refrão. Em silêncio, sem dúvida, mas com muita alma, é uma certeza.
Um espectáculo diferente? Inquestionavelmente.
Afinal, como é que uma jovem vocalista de músicas de êxitos televisivos, como os temas das telenovelas Morangos com Açúcar e Baía das Mulheres, tem pessoas surdas como fãs número um é à partida um verdadeiro enigma.
Para o desvendar, Paula Teixeira começa pelo inicio da sua infância, onde a paixão pela música fez-se sentir logo aos primeiros passos. Mais tarde, a conquista do segundo lugar no concurso musical Chuva de Estrelas, com a interpretação do tema Reach, da cantora latina Gloria Estefan, deu-lhe força para seguir atrás do sonho. Mas só o curso de intérprete de linguagem gestual que lhe mostrou o caminho para alcançá-lo.