Orquestra Metropolitana de Lisboa

30 abril 2006, 21H30

Eleonora Karpoukhova
Piano

Eleonora Karpoukhova nasceu em Kazan, na Rússia, em 1976. Iniciou a sua aprendizagem musical aos cinco anos de idade. Em 1995 completou os seus estudos na Escola Central de Música de Moscovo, tendo obtido vários primeiros prémios em concursos para estudantes.

Em 2000 Eleonora Karpukhova diplomou-se pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, na classe de Valery Kastelsky. Em 1996 foi laureada com o Terceiro Prémio no Concurso Internacional de Piano de Senigallia, em Itália, e mais tarde obteve o Segundo Prémio no Concurso «Valsesia-Musica» 2002, também em Itália. Foi vencedora do Primeiro Prémio no Concurso Internacional «Mention Piano Dr. Luis Sigall» em Vigna del Mar, no Chile. E, em Julho de 2004, foi a vencedora do XV Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta, em Lisboa.

Durante a frequência do Conservatório de Moscovo, Eleonora Karpukhova participou em diversos festivais jovens de música, tendo-se apresentado em Kyoto, no Japão (1999) e em Bergen, na Holanda (2000). Após o seu exame final de licenciatura, em 2000, inscreveu-se no curso de pós-graduação, na classe do Professor Mikhail Voskresensky.

Eleonora Karpukhova apresentou-se já em concerto em numerosas cidades da Rússia e ex-União Soviética, tais como Samara, Kazan, Kiev ou Moscovo, e em vários países europeus tais como a França, Alemanha e Itália, assim como no Chile.

Michael Zilm
​​​​​​​
Maestro

Michael Zilm nasceu em Estugarda, em 1957. Descendente de uma família de músicos, começou a estudar violino aos seis anos de idade. Mais tarde frequentou as classes de violino e de viola da Escola Superior de Música da sua cidade natal. Em 1979 entrou para a classe de direcção de orquestra de Thomas Ungar. Estudou com Milan Horvat na Academia de Verão do Mozarteum de Salzburgo e com Franco Ferrara, Bruno Bartoletti e Carlo Maria Giulini na Academia Chigiana de Siena. A partir de 1979 manteve um contacto estreito com o maestro Herbert von Karajan. Trabalhou como assistente musical deste maestro nas produções de Aïda, Parsifal e Falstaff, realizadas nos Festivais de Verão e da Páscoa de Salzburgo e posteriormente gravadas em disco, em Berlim e Viena.

Michael Zilm foi já galardoado em vários concursos internacionais: 4.º Prémio no Concurso Malko, em Copenhaga; 2.º Prémio no Concurso César Cui, em Florença; 1.º Prémio no Concurso Vuillermoz, em Besançon (1983); e 1.º Prémio no Concurso Fiterlberg, em Katovice (1987).

Estreou-se como maestro em 1979, em Estugarda, na realização de um programa integralmente preenchido com obras de Webern. Dedicando-se sobretudo ao repertório do século XX, dirige desde 1986 o agrupamento Nova Música. Nesse mesmo ano, assumiu funções docentes na Escola Superior de Música de Estugarda. Como maestro trabalhou já com algumas das principais orquestras europeias, nomeadamente na realização de programas de concerto pouco frequentes: Orquestra Sinfónica de Berlim, Orquestra da RAI (Turim), Orquestra de Paris, Orquestra Sinfónica da Rádio de Colónia, Orquestra da Radiodifusão de Saarlande e o agrupamento Ensemble Modern. Apresentou-se, entre outros, nos Festivais de Metz, Frankfurt, Siena, Leipzig e Varsóvia.

Desde a temporada de 1991-92, desempenha as funções de Director Geral de Música e Teatro e de Maestro Titular da Norddeutsche Philharmonie, na cidade de Rostock. No exercício destas funções é responsável pela programação dos concertos e espectáculos de ópera, tendo realizado um ciclo com a obra integral de Gustav Mahler. Sob a sua orientação a Norddeutsche Philharmonie apresenta um ciclo anual de concertos dedicado a cada um dos compositores clássicos do século XX, incluindo Béla Bartók, Alban Berg, Leos Janácek e Arnold Schönberg. A concepção destes programas valeu a Michael Zilm o prémio para a melhor programação de concertos na Alemanha. Desde 1989 tem mantido uma colaboração estreita com a Orquestra Gulbenkian, que dirige várias vezes por ano, apresentando principalmente algumas das mais importantes obras do repertório sinfónico germânico. Foi maestro Convidado Principal da Orquestra Gulbenkian de 1994 a 2001.

Partilhar evento