Desta Não Me Livro - Cantos da Língua

De 14 maio 2006 a 16 abril 2006, 21H30

Num primeiro momento a declamação de José Rui Martins com instrumentistas vários ocasionais e arrojados na aventura. Num período mais longo, juntou-se-lhe o talento de Carlos Clara Gomes em formatos de espectáculo distintos com muitos outros músicos.

Em 1999, “Soltar a Língua” dá um novo impulso ao projecto com a participação permanente de Carlos Peninha e Mariana Abrunheiro e, mais tarde, Miguel Cardoso. Este novo “CANTOS DA LÍNGUA”, estreado no ano que marca os 30 anos de actividade da ACERT é um projecto que, não se distanciando do formato artístico antecedente, se assume, de raiz, num mais exigente e louco desafio de ousadia criativa. Deseja-se correr riscos apaladados por um repertório, em que os originais marquem a fronteira da nossa exposição e da nossa convicção em comunicar com a palavra dita e musicada feita espectáculo e num novo CD com muitos convidados.

Músicas, arranjos e interpretações com a medida do nosso empenhamento e compromisso colectivo celebrando a palavra dos escritores que nos matam solidões. Vamos ser ainda mais nós, neste exercício de comunicação que queremos continuar a praticar com as deliciosas ignorâncias que a língua nos guarda em segredos sempre prontos a revelar a poesia da vida.

Para que a Língua Portuguesa pertença a todos que a tratam bem e a leitura seja o exercícío de paixão que nos faz sonhar, reflectir e permanecer inquietantemente críticos. Citando Fernando Pessoa, “A linguagem fez-se para que nos sirvamos dela, não para que a sirvamos a ela”, pelo que esta edição mais não pretende do que ser um modesto contributo ao reconhecimento da importância da língua portuguesa, não como instrumento de dominação cultural, mas como ferramenta de partilha entre os falantes dos vários países que a adoptam para se comunicar. Só assim ela se rejuvenesce e se afirma com vitalidade, regressando às origens que a matizaram na confluência de várias culturas.

É a oitava língua mais falada do planeta e a terceira entre as línguas ocidentais, logo a seguir ao inglês e ao castelhano. É a língua oficial de oito países de quatro continentes. Na Galiza, um amplo movimento luta pela reintegração do galego-português e fez a sua Candidatura de Património Imaterial Galego-Português à UNESCO.

Além de tudo isto, importa tornar vivos os dialectos e as línguas autóctones em cada um dos países, evidenciando uma atitude cultural de reconhecimento de cada identidade.

Os textos publicados, de vários autores, não pretendem, de forma alguma, ter um carácter de levantamento exaustivo da reflexão literária de grande qualidade que, nos diversos países, foi publicada sobre a língua, sendo antes um exercício de prazer que desejamos partilhar apaixonadamente com o público.

Naturalmente que o nosso maior agradecimento se dirige aos autores que, de forma tão graciosa e lúcida, nos deixaram tão importantes marcas, ajudando-nos a exaltar o acto da leitura como dos mais importantes momentos do prazer e da felicidade de sonhar, reflectir inquietantemente críticos.

Como poderíamos encerrar melhor todo este propósito, senão homenageando, com um poema em mirandês, todos os povos que em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e na Galiza lutam pela sua identidade cultural, estando convictos de que, como disse o jornalista moçambicano Carlos Cardoso, assassinado por dar voz aos que não a tinham, “no ofício da verdade, é proibido pôr algemas nas palavras”.

José Rui Martins


Direcção Artística e Dramaturgia José Rui Martins
Direcção Musical Carlos Peninha
Direcção de Vozes Mariana Abrunheiro
Arranjos Carlos Peninha e Miguel Cardoso
Guitarras e voz Carlos Peninha
Textos e voz José Rui Martins
Violoncelo Lydia Pinho
Voz e textos Mariana Abrunheiro
Contrabaixo e guitarra Miguel Cardoso 
Desenho de Luz Luís Viegas
Técnicos de Som e Luz Cajó Viegas, João Paulo Martins,
Luís Viegas e Paulo Neto
Cenografia e Adereços Zétavares e Marta Fernandes da Silva
Vídeo Zito Marques
Músicas originais Carlos Peninha; Fran Perez;
Miguel Cardoso e ainda de… José Afonso;
José Medeiros; Sérgio Godinho; Tom Zé.
Textos Artur Couto e Santos; Carlos Drummond de Andrade;
Changuito; Daniel Abrunheiro; Eduardo Galeano; Eduardo White;
Fernando Correia Pina; Hélia Correia; Henrique Fialho;
José Leite de Vasconcelos; José Rui Martins; Mia Couto;
Pedro Aniceto; Roberto Pessoa de Sousa; Ronaldo Cunha Lima;
Tanussi Cardoso; Zé da Luz.

 

Partilhar evento