Outros

David Fonseca - Concertos Íntimos

26 janeiro 2007, 21H30

David é um dos mais carismáticos e bem sucedidos artistas portugueses até aos dias de hoje. Fundou a sua primeira banda em meados dos anos noventa e foi com ela que apresentou as suas canções e voz a um público mais vasto. O grupo acabaria por impor-se como um dos maiores fenómenos nos anos recentes da música portuguesa, com o seu álbum de estreia “Silence Becomes It” a atingir as 240.000 cópias vendidas.

Dificilmente David Fonseca esquecerá o ano de 1998...os Silence 4 tocaram nos mais importantes festivais de verão desse ano e fecharam a Expo 98, onde tocaram para 50.000 pessoas. Em Dezembro de 98, fecharam o ano com uma actuação no Pavilhão Atlântico para 18.000 pessoas, tornando-se assim na primeira banda portuguesa a esgotar esta sala de espectáculos.

“Only Pain Is Real” (2000) foi o 2º álbum dos Silence 4, tendo vendido 100.000 cópias até á data. Seguiu-se uma tournée que culminou em Dezembro de 2000 com dois concertos memoráveis no Coliseu de Lisboa. Estes concertos foram editados posteriormente em forma de DVD e CD com o título “Silence 4 ao vivo no Coliseu”.

Em 2001 os Silence 4 fizeram a sua última digressão e terminaram as suas actividades. Era altura para o David experimentar um novo rumo a solo, algo de diferente...

Em 2003, David Fonseca lança o seu primeiro disco a solo, “Sing Me Something New”, onde explora novas facetas de compositor e intérprete. Toca praticamente todos os instrumentos do disco, que estreia simultaneamente em mais de 150 rádios por todo o país. “Someone That Cannot Love” atinge o #1 do Airplay Nacional e “The 80’s” é escolhido como tema de campanha da Vodafone, catapultando uma digressão de grande sucesso por todo o país. O álbum atinge o #2 da tabela de vendas e atinge o galardão de disco de ouro.

Em 2004 participa no projecto Humanos, dando voz a temas inéditos de António Variações ao lado de Manuela Azevedo e Camané. O sucesso do disco culmina em 3 espectáculos memoráveis nos Coliseus de Lisboa e Porto e uma actuação para 40.000 pessoas no festival Sudoeste.

Em 2005 chega a vez do seu segundo álbum a solo, “Our Hearts Will Beat As One”. Fruto de uma longa temporada de composição, 11 temas são escolhidos entre as dezenas de canções que rodearam a feitura deste disco. O primeiro single do álbum, “Who Are U?”, é o tema descrito por David Fonseca como “aquele que sempre quis escrever” e atinge o #3 na tabela de airplay nacional.

“Our Hearts Will Beat As One” foi aclamado pelos media e foi considerado por muitos o álbum pop do ano mesmo antes do fim de 2005. O disco estreou em #1 na tabela de vendas nacional e chegou ao galardão de ouro na primeira semana de vendas. Foi considerado pelos leitores do Diário de Notícias como o melhor disco de 2005.

“Depois de alguns anos de procura, sinto que encontrei o que queria. As coisas que quero dizer, os sons que quero ouvir, está tudo aqui. E, no entanto, sinto que este é só o princípio, que este disco marca um novo ponto de partida para mim e para a minha música.”

“É verdade que sempre sonhei ser fotógrafo, mas estou feliz por ter seguido este caminho. Mas não tem nada a ver com o destino...Como eu vos disse, não acredito em nada disso.”

Partilhar evento