22 CASAS DE EDUARDO SOUTO MOURA

4 abril 2007

“22 CASAS DE EDUARDO SOUTO MOURA” é a exposição de projectos e obras de arquitectura do arquitecto Eduardo Souto Moura que representou Portugal na Bienal de Arquitectura de São Paulo de 2005. Centrada no tema habitação unifamiliar esta selecção de obras, mostra o percurso de duas décadas de um dos arquitectos mais influentes no panorama nacional.

Eduardo Souto de Moura

Nasceu no Porto em 1952. Entre 1974 e 1979 colaborou com o arquitecto Álvaro Siza Vieira, e em 1980 licenciou-se em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Foi professor-assistente do curso de Arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e professor convidado na Faculdade de Arquitectura de Paris-Belleville, nas Escolas de Arquitectura da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, e de Dublin, na Irlanda, bem como na ETH de Zurich e ainda na Escola de Arquitectura de Lausanne. Souto de Moura é uma referência incontornável entre os arquitectos que se formaram após o 25 de Abril de 1974, sendo o arquitecto português da sua geração mais divulgado internacionalmente.

Ana Vaz Milheiro

Licenciada em Arquitectura e mestre em Cultura Arquitectónica Contemporânea pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, participa actualmente num programa de doutoramento da Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da Universidade de S. Paulo, Brasil. Tem colaborado com instituições de ensino superior privado na docência de História da Arquitectura, Urbanismo e Design, e lecciona actualmente História da Arquitectura Contemporânea do curso de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa. Colaborou com trabalhos de divulgação e pesquisa sobre arquitectura contemporânea, portuguesa e internacional, em publicações da especialidade e tem participado regularmente em encontros científicos, em Portugal e no estrangeiro. É directora-adjunta do Jornal Arquitectos e colaboradora permanente do jornal Público.

Partilhar evento