‘Butterfly Hips’ é o resultado de uma co-produção entre dois grandes festivais de Haia (CaDance, um festival bianual de dança contemporânea e o Crossing Border, um festival anual de música e literatura). Bianca Boer, jovem escritora Holandesa foi a escolhida pelo Crossing Border Festival para trabalhar comigo. Para meu grande espanto inicial a Bianca em vez de escrever um texto sobre um tema anteriormente combinado entre nós escreveu uma pequena história sobre abusos sexuais.
Após um período de reflexão durante o qual questionei, não só a minha capacidade de abordar este tema mas também o impacto que um espectáculo desta natureza poderia vir a ter no público mais sensível, acabei por decidir seguir em frente com o projecto, por considerar que estas dificuldades não deviam ser, per se, um impedimento à abordagem deste tipo de temas. Pelo contrário, creio que os ditos obstáculos devem servir como incentivo à criação de trabalhos que se vejam obrigados a superar essas dificuldades da forma mais íntegra e artisticamente válida, possibilitando assim a abertura de um diálogo mais profundo e contemporâneo com o público.
Numa sala de espectáculos em que o público acede de livre vontade a sua integridade deve ser respeitada, não querendo isso dizer que devamos anestesiar o seu poder crítico. É importante ter em conta que na arte o que é oferecido ao público não é a ‘coisa real’ mas sim uma mera demonstração da sua extraordinária capacidade em representá-la.
Co-Produção Teatro Micaelense e Direcção Regional da Cultura