JOHN BLUM e Mike Ross

27 outubro 2011, 21H30

JOHN BLUM
Piano 

Nascido em Nova Iorque, em 1968, o pianista John Blum teve como mestres Bill Dixon, Milford Graves, Borah Bergman e Cecil Taylor.

Em 1992, partiu para a Europa e trabalhou com nomes como Han Bennink, António Grippi, Demian Richardson, Tristan Honsinger.

Em 1998, John juntou-se a António Grippi, no saxofone, William Parker, no contrabaixo, e Denis Charles, na bateria para formar o Astrogeny Quartet e editar um CD com a chancela da Eremite Records, em 2005.

Regressado a Nova Iorque, tornou-se membro do Improvisors Collective e iniciou projectos como solista, bem como manteve a colaboração com outros artistas. Muitas vezes comparado a Cecyl Taylor, um dos seus gurus, Blum é também ele mestre nesse equilíbrio quase impossível, e por isso intenso, entre o caos e o rigor. “Os seus solos são brutais, dolorosos e cheios de força”, elogiou a Shakenstir Magazine. O seu último álbum a solo, “Who Begat Eye”, título retirado do poema de Ted Hughes, com o mesmo nome, foi editado em 2009 pela Konnex Records. Um disco onde, diz a Wire Magazine, “Blum parece determinado em exorcizar os seus demónios do jazz”.

MIKE ROSS
(contrabaixo)

Mike Ross, natural do Texas, nos E.U.A., formou-se na North Texas State University, a primeira daquele país a oferecer uma licenciatura em jazz, integrando a premiada One’o’clock Lab Band.

Trabalhou com o famoso bandleader Stan Kenton em 1974/75, gravando com a sua banda os álbuns “Kenton Plays Chicago” e “Fire, Fury and Fun”.

Em Portugal desde 1976, já actuou nos festivais Cascais Jazz ’77, Algarve Jazz ’78, Angrajazz 2002, e Festival de Jazz de Ponta Delgada. Foi convidado por Luís Vilas Boas para professor da primeira escola do Hot Clube e mais tarde da escola do Clube Luisiana. Na área da música clássica foi tubista da Orquestra Sinfónica da Radiodifusão Portuguesa, em Lisboa, de 1979 a 1985, e colaborou com as orquestras do Teatro Nacional de São Carlos e da Fundação Gulbenkian.

Desde 1985, é professor do Conservatório Regional de Ponta Delgada e a sua actividade na cena musical micaelense abrange um leque de géneros e estilos que vão desde a Orquestra Clássica Francisco de Lacerda, ao trabalho com cant’autores como Zeca Medeiros, Aníbal Raposo e Luís Alberto Bettencourt.

Em 1999, formou, juntamente com músicos açorianos e estrangeiros, o Only Jazz Quartet, grupo que desenvolveu um trabalho de relevo na divulgação do jazz na Região, integrando temas açorianos ao lado dos standards e temas consagrados do repertório jazzístico.

Partilhar evento