Outros

Resquício/Síntese

12 Julho 2018, 21H30

​“Resquício/Síntese” é uma performance que cruza os métodos de produção sonora e a extensão da técnica com a expressão corporal. O objeto é a improvisação, a liberdade criativa é dada aos seus participantes, onde apenas existem 4 key points/andamentos, que funcionam como fio condutor.
Através da utilização do piano com recurso à extensão da técnica, da manipulação sonora (gravação e reprodução em tempo real) e do uso do sintetizador analógico recriam-se texturas e paisagens sonoras, que funcionam como força motora da entidade dançante.
A entidade sonora de carácter espectral denso e a harmonia extremamente extensiva cria espaço para que surjam as linhas melódicas que guiam toda a performance. A sonoridade caracteriza-se por passagens assumidamente do género clássico e por influências do jazz third stream.
A expressão corporal, concretizada pela dança contemporânea é o ponto de rutura entre o pensamento estético e a criação musical. O ser dançante representa a exteriorização, a parte física e visível permitindo que a música não seja apenas um estímulo auditivo.
A comunicação artística entre os dois elementos é condicionada pela atuação do terceiro sujeito ativo na performance: o momento, o instante, é este a sala onde a performance acontece, o público, a predisposição, não menos importante é este quem conduz os momentos de improvisação.
 
Piano | Cristovão Ferreira
Bailarina | Maria João Gouveia
 
M/12
Espectáculo inserido no programa do Walk&Talk - Arts Festival / 2018, vencedor da Open Call / Jovens Criadores

Partilhar evento