Outros
Outros
Outros

A Estrada

Festa do Cinema Italiano

17 janeiro 2021, 21H30
Cinema - M12
Cancelado

Nota: Em virtude das condicionantes relacionadas com a prevenção da COVID-19, e no seguimento das mais recentes orientações do Governo dos Açores, o Teatro Micaelense comunica a suspensão da sua programação por tempo indeterminado. Os espectadores com bilhetes adquiridos para estes espetáculos podem solicitar o reembolso, na bilheteira do Teatro Micaelense, de 3ª a 6ªfeira, das 14h00 às 19h00.

O Teatro Micaelense acolhe, de 15 a 17 de janeiro, uma extensão da Festa do Cinema Italiano, o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana e um dos festivais cinematográficos mais apreciados no país. A Festa pretende ser um momento de encontro e descoberta das culturas de dois países que, apesar da distância, apresentam muitas afinidades.

 

A Estrada

Nunca houve um rosto como o de Giulietta Masina. O seu marido, Fellini, dirige-a no papel de Gelsomina em A Estrada, o filme que estabeleceu o seu carisma internacional. Figura frágil e ingénua num mundo sem amor, Gelsomina é vendida pela mãe a Zampanò (Anthony Quinn), um saltimbanco forte e bruto que a leva para trabalhar com ele na sua vida de estrada, dando-lhe um número burlesco. Quando este encontra um velho rival, o artista que dá pela alcunha de “O Louco” (Richard Basehart), a fúria do homem musculado é provocada até ao ponto de rutura. Uma parábola com notas musicais de um Charlot trágico. Aqui Fellini trocou qualquer familiaridade com o neorrealismo pela fábula poética, inspirando uma das suas mais populares personagens, Gelsomina, nascida de uma caricatura de palhaço feita pelo realizador no seu bloco de notas. A Estrada venceu o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

 

título original La Strada
argumento Federico Fellini, Ennio Flaiano, Tullio Pinelli 
com Anthony Quinn, Giulietta Masina, Richard Basehart
fotografia Ortello Martelli
edição Leo Cattozzo
música Nino Rota

 

preço
 €5 p/sessão 
€12,50 p/todas as sessões (5)

Partilhar evento