Outros

GLEX Summit

9 Julho

Integrada nas comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, a Glex Summit volta a juntar em Portugal a elite da exploração de todo o mundo sob o lema explorar e aprender. 

Lisboa e São Miguel vão ser os palcos da segunda edição desta grande conferência sobre exploração e ciência, que se realiza entre 6 e 10 de julho, presencialmente e com transmissão online, sendo a abertura em Lisboa e o encerramento em São Miguel, nos Açores, numa organização da Expanding World e do Explorers Club de Nova Iorque.

Esta conferência terá como temas principais a exploração espacial e dos oceanos e a exploração polar. Irão ainda ser abordados outros temas que incluem a conservação de santuários naturais como os Açores, a Gorongoza e a Amazónia, a sustentabilidade ambiental do planeta, as alterações climáticas e fenómenos como tsunamis e ondas gigantes.

Paralelamente, será feita a primeira apresentação mundial da nova exposição da Agência Espacial Europeia "Mars Beyond" que trará até Lisboa a tecnologia da exploração espacial, designadamente alguns equipamentos e veículos que vão contribuir para um melhor conhecimento de Marte.

A edição deste ano da GLEX Summit conta com a participação de cientistas e exploradores como Nina Lanza, team líder da NASA que está ao comando do Perseverance Rover na sua viagem a Marte, o astronauta Richard Garriott que é o novo presidente do Explorers Clube de Nova Iorque, e Alan Stern, astrofísico e engenheiro aeroespacial da NASA.

 

Partilhar evento