Outros

Curtas

NOMA Azores

31 Julho, 21H30

La Chambre

Anne deve dirigir-se ao antigo quarto do seu pai para recolher os seus pertences. Um imigrante algeriano que ela mal conhecia e que acabou de morrer. Anne descobrirá o seu pai pai através dos seus objectos e pertences pessoais, descobrindo que, apesar dos anos, ele sempre a amou.

LATIFA SAID, FRANÇA, 2019, FIC., 17'

 

Tahiti

Tahiti, 35 anos, camaronês. Emigrante sem papéis, vive e trabalha há dez anos no edifício Alger Aerop-Habitat, sem conseguir legalizar a sua situação no país. A sua vida, sempre de forma similar, até que a sua família, ainda a residir nos Camarões, o começa a pressionar para regressar assim que possível. Desiludido, está pronto para deixar tudo para trás perante a mais pequena possibilidade de se reunir com os entes queridos no país de origem.

LATIFA SAID, ARGÉLIA, 2018, 17'

 

Novos Vizinhos: Um só Deus

Os absurdos da história colonial condicionaram a vida de Califa Silas, um dos protagonistas de Um Só Deus.

Califa nasceu na Guiné-Bissau quando ainda era a Guiné portuguesa e na sua juventude serviu nas forças de Comando Português na luta contra os insurgentes de libertação. Califa cresceu sentindo-se português e teve a sorte de sobreviver às execuções em massa de soldados negros da Guiné-Bissau, realizadas após o acordo de independência da Guiné Portuguesa.

Residente nos Açores há dez anos, Califa encontrou conforto na religião. Ele é um dos membros de uma pequena comunidade muçulmana que se reúne na primeira e única mesquita do arquipélago. A maioria dos cristãos locais têm dificuldade em se relacionar com uma fé e cultura que eles percebem como dramaticamente diferente da sua. Mas um vizinho da mesquita, ele próprio perdido numa existência solitária, ousa descobrir semelhanças entre as crenças espirituais.

BRUNO CORREIA, PORTUGAL, 2019, DOC., 25'

 

Partilhar evento