Outros

O PAI

Noites de Cineclube

25 Agosto, 21H00
Cinema - m12
5€ Plateia

Anthony (Anthony Hopkins, vencedor de um Óscar) tem 81 anos e mora sozinho no seu apartamento em Londres, rejeitando todas as enfermeiras que a sua filha Anne (Olivia Colman, vencedora de um Óscar) tenta impor-lhe. Porém, esse apoio torna-se cada vez mais urgente para ela, pois vai deixar de poder visitá-lo todos os dias - decidiu mudar-se para Paris para viver com um homem que acabou de conhecer...

Mas se isso é verdade, quem é o estranho que irrompe pela sala de Anthony, afirmando ser casado com Anne há mais de dez anos? E porque diz tão convictamente que estão na casa do casal e não no apartamento de Anthony? E ela não tinha decidido ir viver para Paris? Estará Anthony a perder o juízo?

Parece que o mundo, por instantes, deixou de ter lógica.

‘O PAI’ aborda a trajetória extremamente tocante de um homem, outrora forte e enérgico, cuja realidade se vai desmoronando lentamente perante os nossos olhos. Mas é também a história de Anne, a filha que enfrenta um dilema igualmente revelador e doloroso: o que fazer com o pai? Como viver o momento mantendo a dignidade dos dois?

PRÉMIOS

Óscares 2021 — Vencedor:
Melhor Actor: Anthony Hopkins
Melhor Argumento Adaptado

BAFTA 2021 – Vencedor:
Melhor ator - Anthony Hopkins

 

título original
The Father
de
Florian Zeller
com
Anthony Hopkins, Olivia Colman
outros dados
RU/FRA, 2020, Cores, 97 min.

 

A exibição de O PAI será antecedida da apresentação da curta-metragem O MAR JÁ NÃO PÁRA AQUI, de Pedro Augusto Almeida, selecionada no âmbito da iniciativa CURTAS A ABRIR 2021.

Caldeira, Estuário do Sado. Um mariscador e o seu amigo aproveitam a manhã para recolher os frutos da maré. O dia reserva algumas surpresas.

 

título original O Mar Já Não Pára Aqui
outros dados POR, 11 min.

 

Partilhar evento