Outros

Lançamento do livro "Como Salvar um Planeta Doente"

14 outubro 2021, 18H30

Ao longo do livro, o autor descreve a evolução da pandemia e as diversas vicissitudes que foram surgindo, analisando os erros que levaram aos terríveis resultados dos nossos dias, mas também identifica os pontos positivos com relevo para o programa económico do Presidente Biden e o Plano de Recuperação da União Europeia, confrontando-os com respostas bem mais débeis a crises económicas anteriores.

A economia tem um papel importante no livro, sublinhando a necessidade de finanças activas, de mercados financeiros sólidos e de uma maior cooperação internacional para enfrentar problemas comuns.

“É preciso que deixem de existir sociedades a várias velocidades, nas quais tudo é fácil para uns e muito difícil para outros”, escreve Eduardo Paz Ferreira. “Uma reforma fiscal socialmente justa deve por cobro à discriminação dos rendimentos do trabalho em relação aos do capital”.

As análise e reflexões de “Como Salvar um Mundo Doente” vão desde “o extraordinário progresso da científico e tecnológico na área das vacinas” que o novo coronavírus produziu, até à alteração do pensamento económico dominante: “É evidente que a pandemia foi indutora da ponderação de formas alternativas de conceção das relações entre o Estado e os cidadãos, e entre as várias comunidades de cidadãos, e que o pensamento que emerge da crise convida a um modelo diferente de sociedade”.

O livro será apresentado por Gualter Furtado, presidente do Conselho Económico e Social e do Novo Banco Açores, Duarte Melo, figura cimeira da cena cultural e religiosa da Região e Pilar Damião de Medeiros, professora da Universidade dos Açores e autora de estudos da maior importância, premiados internacionalmente na sequência de uma carreira universitária que passou por universidades europeias e americanas do maior relevo.

Entrada livre

 

Partilhar evento