Outros

Comemoração - Centenário do pintor Victor Câmara

19 outubro 2021, 18H30

A Fundação Sousa d´Oliveira e o Teatro Micaelense celebram no dia 19 de Outubro o centenário do nascimento do pintor açoriano Victor Câmara.

A comemoração, que decorrerá no Salão Nobre do Teatro Micaelense, inclui uma exposição retrospetiva da sua pintura com alguns quadros inéditos, a projeção do excerto de um programa televisivo sobre o pintor e uma palestra sobre a sua vida e obra, pelo Professor Eduíno de Jesus.

Entrada livre (exposição disponível até 24 outubro)

 

Biografia de Victor Câmara 

Nasceu em Ponta Delgada, em 19 de Outubro de 1921. Foi aluno de desenho de Domingos Rebelo e Viçoso May mas trazia consigo o génio artístico que manifesta já aos 14 anos numa exposição de caricaturas. Dois anos depois expõe individualmente, desta vez desenho, aguarela e caricatura. Aos 18 anos, em 1939, a sociedade micaelense já o reconhecia como artista de capacidades invulgares. A sua pintura, figurativa, é essencialmente naturalista se bem que tenha feito algumas incursões pelo surrealismo, patente nas suas “Descobertas das Ilhas”. Nos anos 80 e 90 do século XX ensaia também fugas ao figurativismo mas sem atingir o abstracionismo do que resultaram trabalhos de enorme expressão cromática e de grande vigor como os “Festões” e as “melancias estouradas” ou as “Procissões”. Desde 1965, Victor Câmara radicou-se em Paço d´Arcos onde continuou a pintar os Açores a par de alguma paisagem marinha da costa de Cascais. Retratou figuras do antigo regime e do atual, como Salazar, Rebelo de Sousa, Cavaco Silva e sua mulher, entre outros. Expôs por duas vezes no Museu de Angra do Heroísmo e outras tantas no de Ponta Delgada que contam com obras suas nos seus acervos. A Câmara Municipal de Ponta Delgada concedeu-lhe o Diploma de Cidadão de Mérito e atribuiu o seu nome a uma rua da cidade e a Câmara Municipal de Oeiras atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Ouro. Faleceu em Paço d´Arcos, em 1998.

 

Visita Guiada

No próximo dia 23 de outubro, sábado, pelas 15h30, o Teatro Micaelense promove uma visita guiada por Emanuel Carreiro à exposição retrospetiva de Victor Câmara.

A participação está limitada a 15 pessoas, devendo os interessados inscrever-se através do email bilheteira@teatromicaelense.pt, até ao 12h do dia 23 de outubro.

Partilhar evento