Documentário “Pão”

​Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

10 April 2014, 21H30

Depois dos documentários sobre romarias, moinhos de água e a matança de porco, o Museu Carlos Machado apresenta “Pão”, uma coprodução Museu / Alice’s House.
O registo em filme das tradições e vivências micaelenses é uma aposta contínua do Museu Carlos Machado, que assim procura guardar em memória estas tradições e costumes, atualmente vistas de uma maneira geral como parte do património cultural imaterial de todo um povo.
Desta vez o mote é o fabrico do pão, ubíquo elemento da alimentação diária micaelense, desde a preparação do cereal até ao produto final. Neste processo escondem-se memórias de tradições já idas, progressivamente substituídas por mecanismos automatizados que alteram os hábitos e a envolvência dos que dedicaram, por vezes, vidas inteiras a esta atividade.
“Pão” surge-nos no âmbito do registo do património cultural imaterial e na vocação o Museu para a sua preservação, que aliás se enuncia na sua Missão.
“Pão” tem autoria de André Laranjinha, com colaboração de Sudip Kumar Chattopadhyaya, Francisco Laranjinha e Paulo Machado e foi totalmente rodado e produzido em São Miguel. Segundo André Laranjinha: “Mais do que mostrar um processo, “Pão” depõe-nos num processo; um processo sensorial onde água, farinha e fogo têm tanto de concreto quanto de misterioso. Marcado por uma forte depuração visual — em que a simplicidade nos revela o real como estranho — “Pão” transporta-nos na abstracção do movimento perpétuo e cíclico dos elementos, onde tudo é metamorfose, onde tudo é transubstanciação — ou, como diz o moleiro: “a Vida”.
Museu Carlos Machado

Share event