Others

Como viver juntos? A tolerância ao relativismo cultural

Semana Acesso Cultura 2019

18 June 2019, 18H30

Muitas vezes, partimos do princípio que os indivíduos que pertencem a determinada comunidade cultural são um grupo monolítico, sem variações, e que as suas acções, e também os direitos, devem ser vistos dentro do contexto da sua cultura. Com base nesta premissa, os diferentes grupos culturais definem o seu posicionamento perante outros e optam pela tolerância ou pelo confronto. As questões que muitas vezes se levantam são: Tudo deve ser tolerado? Tudo pode ser explicado ou justificado porque “é a cultura deles”? Será que tudo se explica desta forma? Qual o lugar da liberdade de expressão individual nesta equação? Como gerir situações em que a prática cultural de alguns constitui uma ofensa para outros? Como viver juntos?

A Acesso Cultura organiza debates abertos aos profissionais do sector cultural e a todas as pessoas interessadas para podermos reflectir em conjunto sobre questões ligadas à acessibilidade - física, social e intelectual - que têm um impacto no nosso trabalho e na nossa relação com pessoas com variados perfis.

PONTA DELGADA, Teatro Micaelense
Convidados | Leonor Sampaio da Silva, CHAM-A (Centro de Humanidades - Núcleo dos Açores, Universidade dos Açores); Paulo Mendes, Sociólogo; Sofia Botelho, Serviço Educativo do Museu Carlos Machado
Moderadora | Célia Pereira, CRESAÇOR - Cooperativa Regional de Economia Solidária, CRL

Entrada livre. Mais informações aqui.
 

Share event