Others

Rui Massena

Piano Solo

18 December 2021, 21H30
Music - M6
10€ Balcony
12.50€ Stalls

Preciso de voltar a ouvir as minhas canções ao Piano. Já lá vão 3 álbuns e cinco anos desde que comecei este novo caminho. Em novembro de 2014 fiz os meus primeiros concertos a solo na Casa da Música e no CCB, ainda sem disco gravado. Quero agora ouvir como o silêncio mudou, como se alterou a visão da minha própria música, como a minha alma mudou. Quanto tempo tem agora cada música, cada gesto, cada reação, cada aplauso. Senti-lo. Percebê-lo e deixar-me irRui Massena

Os maestros são figuras fascinantes, quase sempre excêntricas, tocadas pelo génio. É certamente esse o caso de Rui Massena, conhecida figura do panorama cultural nacional, que ajudou a transformar Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura num estrondoso caso de sucesso. Assim aconteceu também com a Orquestra Clássica da Madeira, onde foi maestro e diretor artístico durante 12 anos. Fora de portas, entre muitos concertos em numerosos países, destaca-se o facto de ter sido maestro convidado principal da Orquestra Sinfónica de Roma, entre 2007 e 2009, e a proeza de ter sido o primeiro maestro português a dirigir na mítica sala Carnegie Hall, em Nova Iorque.  Por cá, embarcou de corpo e alma na aventura Expensive Soul Symphonic Experience, um espetáculo em que uma orquestra clássica encontrou espaço ao lado do moderno hip hop dos nortenhos Expensive Soul e que rendeu um DVD de sucesso (o mais vendido em Portugal em 2012). 

Depois de se ter, durante anos, afirmado como maestro e diretor de orquestra, Massena tem vindo a construir uma sólida carreira como compositor e pianista. A sua vasta experiência musical, que se traduz na edição de três álbuns e um EP – Solo (2015), Ensemble (2016), III (2018) e 20 PERCEPTION (2021), estes dois últimos editados pela Deutsche Grammophone  – e concertos nas mais prestigiadas salas nacionais e internacionais, dá-lhe uma bagagem invejável e singular, que se traduz num fascinante universo de melodias. A sua música está hoje presente nalgumas das mais importantes playlists mundiais da corrente Modern Classic e o seu nome é referido entre os expoentes de um género que agrega cada vez mais seguidores em todo o mundo.

Em palco, Rui Massena aborda o seu reportório de forma intimista, através de uma seleção pessoal de temas dos seus quatro discos editados, abrindo também a porta à apresentação de novas canções. É um espetáculo de grande qualidade, com um extremo cuidado técnico, quer ao nível do som, operado por João Paulo Nogueira, quer no plano da iluminação, da responsabilidade da Tela Negra.


Patrocínio BPI / Fundação "la Caixa"

Share event