Outros

Dia Mundial do Teatro

27 março, 10H30

público-alvo escolas do 2.º e 3.ºciclos e secundário

 

Três escolas juntam-se na comemoração do Dia Mundial do Teatro: Escola Secundária Antero de Quental, Escola Secundária Domingos Rebelo e Escola Secundária de Lagoa.

No dia 27 de março de 2025, alunos destas três escolas estarão em palco para apresentar trabalhos desenvolvidos em clubes ou aulas de Teatro, sob orientação, respetivamente, da professora Teresa Soares, do professor Gilberto Cardoso e da professora Maria Beatriz Ponte.

Como este ano se assinalam os 50 anos da autonomia, procura-se ir ao encontro dessa
efeméride com três temas bem diferentes.

Esta atividade, proposta pelo professor Gilberto Cardoso e promovida pelo Teatro Micaelense, insere-se também no Projeto Cultural de Escola da ES Domingos Rebelo, desenvolvido ao abrigo do Plano Nacional das Artes.

 

“A Menina do Mar” - Clube de Teatro A Faísca 
Escola Secundária da Lagoa
Duração: 30 minutos

 “A Menina do Mar” é uma adaptação do conto homónimo de Sophia de Mello Breyner Andresen. Esta traz-nos a história de amizade entre um rapazinho que vive perto da praia e a Menina do Mar. Cada um vive no seu mundo, o rapaz na terra e a menina no mar, mas a curiosidade dos dois faz com que queiram partilhar estes dois mundos tão diferentes. Assim, a menina fica a conhecer a saudade e a alegria, e o rapaz aceita viver com ela no fundo do mar.

 

“Isto Move-me” - turmas de Teatro 9.º E e 9.ºK 
Escola Secundária Domingos Rebelo
Duração: 45 minutos

 Apesar do telemóvel ser uma parte tão integrante da nossa vida, como as roupas que vestimos, os pratos e talheres que usamos ou até a comida que ingerimos, falta-nos todo um código de conduta sobre a sua utilização. Falta-nos refletir sobre todos os comportamentos que temos e a forma como nos afeta. Como refletir parece se ter tornado difícil (devido aos telemóveis?), ficamo-nos apenas por uma sucessão de situações mais absurdas sobre o uso dos telemóveis.

 

Escola Secundária Antero de Quental
Duração: 20 minutos

Tendo por base o quadro “Os Emigrantes” (cenário) de Domingos Rebelo, as turmas do 7ºB e do 9ºA recriarão quadros, abordando temas como a liberdade, a autonomia, a independência e a sismologia por forma a compor uma representação intitulada “Um quadro p´ra vida”.

Os alunos do 7ºB explorarão o quadro com molduras com o objetivo de destacar os tópicos referidos e farão mímica (evidenciando vários sentimentos), depois, os alunos do 9ºA representarão um diálogo de acordo com as temáticas. Ao longo desta performance, os alunos do conservatório, 8ºB, reproduzirão alguns trechos do Cancioneiro Regional e, por fim, haverá uma leitura dramatizada de um poema de Antero.

 

Gratuito
(mediante inscrição prévia)

Partilhar evento