8 — 9 MAI • 10H – 17H30
MUSEU CARLOS MACHADO
NÚCLEO DA AUTONOMIA DOS AÇORES
No âmbito do projeto ATOS, o Teatro Nacional D. Maria II e a Fundação Calouste Gulbenkian promovem um programa de formação de curta duração, dirigido a quem pretende implementar projetos artísticos participativos. A partir da experiência do ATOS, apresentam-se conceitos e metodologias a ter em conta quando se desenvolve um projeto de participação, nomeadamente gestão de projeto, mediação, monitorização e avaliação, combinados com momentos de reflexão, partilha de ferramentas e exemplos práticos.
— dirigido a profissionais da cultura (artistas, mediadores, produtores, técnicos e programadores)
— frequência gratuita, mediante inscrição até 2 de maio
— duração da formação 12h (6h por sessão)
— módulos Introdução ao programa ATOS; Gestão de Projeto; Monitorização e Avaliação; Mediação e Ativação
O Projeto ATOS
Criado em 2023, numa iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação Calouste Gulbenkian, o ATOS é um programa que visa produzir conhecimento sobre práticas culturais e artísticas de participação, potenciar a participação cívica e artística das comunidades, ampliar o alcance e impacto das iniciativas democráticas de cultura, promover políticas culturais sustentáveis e estabelecer outras centralidades culturais e artísticas.
Para além do Fórum, em Ponta Delgada, o ATOS apresenta um projeto artístico participativo coordenado pelo coletivo Discos de Platão e a ação de formação "Implementar projetos artísticos participativos".
ATOS é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o Teatro Micaelense, que conta, em Ponta Delgada, com o apoio da Biblioteca e Arquivo Regional de Ponta Delgada, do Museu Carlos Machado e de Ponta Delgada 26 Capital Portuguesa da Cultura.