O CINEMA ENQUANTO VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO

10 December 2010, 18H30

O Prémio Lux (luz em latim) foi criado em 2007 com o intuito de reafirmar o compromisso do Parlamento Europeu para com a indústria cinematográfica Europeia. Esta distinção à escala europeia tem como principal objectivo fomentar a livre circulação de filmes na União Europeia, premiando anualmente um filme que promova o debate sobre os valores e a diversidade que caracterizam a União.

Desde o início, o Prémio Lux tem destacado filmes que se distinguem pela abordagem de temas prementes que estão no centro do debate europeu. São filmes que vão além das histórias que contam, além das suas personagens, que colocam questões aos Europeus, em relação aos valores que estes partilham ou questionam, em relação ao comum e discutido projecto de construção europeia, ao caminho escolhido para lidar com as questões que ultrapassam as fronteiras como a imigração, a justiça, a solidariedade, as liberdades e os direitos fundamentais. Seja quais forem as questões sociais retratadas, em cada filme vislumbram-se os Europeus, as suas vidas, convicções e dúvidas, a sua busca de identidade.

A força do Cinema Europeu reside no caleidoscópio de culturas e línguas da Europa; mas há uma outra face desta diversidade: com o Prémio Lux, o Parlamento Europeu pretende quebrar as barreiras linguísticas que frequentemente condicionam a divulgação de filmes através do continente.

Share event